sábado, 24 de outubro de 2009

Mitología nos Animês-Parte I

Que atire o primeiro lápiz quem nunca odiou alguma matéria na escola, seja ela Português, Matemática ou Educação Física. Uma que está no TOP das mais odiadas é História. A final, segundo os alunos, do que adianta estudar coisas que já aconteceram? Mas mesmo para os que dirigem melhor a idéia de estudar História, pode ser chato aprender sobre a História Antiga. Estudar sobre o Homem das cavernas, civilizações egípcias, persas, gregas, romanas, além de estudar sobre suas culturas e crenças.Só que ninguem esperava que uma matéria "chata" como mitologia das civilizações clássicas pode ser muito divertido, pois pode-se aprender bastante com animês.
Devemos sempre ter o cuidado de ver o animê, mas saber que as vezes não está retratando a pura e verdadeira historia, o que se torna um grande incentivo para os que assistem à despertar o interesse de aprender o que se passa na verdadeira história e associar nomes e fatos ao animê.

UM POUCO DE MITO NOS ANIMÊS.

1-Saindo do card games e da primeira civilização, chegamos a uma mitologia que possui mais de 8 mil anos:a hindu.Nesta mitologia oriental, a base de tudo está numa triade de deuses: Vidhnu, Brahma e Shiva. Segundo a lenda, Brahma é o criador de tudo, Vishnu mantém o que foi criado e Shiva destrói. Esses três nomes não são estranhos para quem assistiu a um animê bem popular na década de 1990 aqui no Brasil. Shurato.
A história do garoto Shurato e seu amigo Gai que foram transportados para o mundo Celestial graças ao poder da deusa Vishnu. Lá. Shurato precisa defender a deusa que é ameaçada pelo seu servo traíra Indra(nome agora bem conhecido para aqueles que assistiram à novela Caminho das Indias passada na Rede Globo). Coincidentemente(ou não), Indra é na mitologia hindu um deus que se revolta quando perde seus seguidores, e por isso vai atrás de vingança. Pelo menos no animê, o Mestre Indra petrifica Vishnu para outros propositos


2-Considerado a Primeira civilização ocidental, os egipcios eram muito à frente do seu tempo, pois conseguiram criar um ambiente habitável em pleno deserto, graças às cheias periódicas do Rio Nilo que adubava o solo. Na questão pol~itica os egipcios eram comandados pelos Faraós, enquanto na parte religiosa eles eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de diversos deuses.
E é na mitologia egípcia que Kazuki Takahashi pegou inspiração para o pano de fundo das aventuras de Yu-Gi-Oh!, famoso mangá e animê. Na história da serie, Yugi e seus amigos recebe presente de seu avô um quebra-cabeças egípcio que, quando montado, fez com que Yugi recebesse o espírito de um antigo Faraó.
Grande parte da mitologia egípcia de Yu-Gi-Oh! está no card game conhecido como Monstros de duelo.Várias cartas usam como inspiração as histórias do folclore egípcio, exemplos como uma das cartas de deuses egípcios: Dragão Alado de Rá.

CONTINUARÁ!
proxima semana>
mitologia Grega(cavaleiros do Zodíaco), Mitología Nordica(Ragnarok, Loki, Ah!megami-sama),mitologias Chinesas(dragon ball,fushigi yuugi)e japoneses(muitos...)

2 comentários:

  1. Enfim!
    Anime/manga... Quadrinhos em geral... TAMBÉM são cultura!
    E se começarmos a notar melhor as coisas, veremos todas as matérias (matemática, física, química...) escondidas por trás de diversos animes/mangas.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir