sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dicas de Quadrinhos - Parte I - desenho a mão, desenho digital.

Oi sou o Pikachu Vegeta e estive conversando com o o povo do AMmangá e vou fazer posts em série toda a sexta feira sobre alguma coisa relacionada a quadrinhos, de todos os gêneros tenho umas idéias sobre vários assuntos e principalmente tenho vontade de estimular o povo da cidade, que desenha bastante, mas tem pouca coragem de expor ou não muita noção de tocar projetos em frente, espero poder ajudar de algum modo.



Desenho a mão

Muita gente costuma desenhar por aí em muitos lugares, papéis diferentes e as vezes tem pouca confiança de acreditar nesse desenho.
Desenhos à mão tem um espaço que ainda hoje nãoi foi tomado pela produção digital, mesmo em quadrinhos que usam e abusam da tecnologia nos seus trabalhos, a mão do desenhista continua sendo a parte principal de todo o quadrinho. Normalmente os quadrinhistas mais ricos irão produzir com mesas digitalizadoras caras como Cintiqs e Intuos, mas por muitas vezes a boa e velha caneta nankin, lápis e borracha são usados.

Qual a grande importância?

Desenhar puramente a mão é uma arte delicada e pede que você use uma boa finalização, já que toda a parte final do processo será por meios digitais, o nankin é peça fundamental desse trabalho, é enorme a diferença entre um desenho finalizado com nankin e outro que usa apenas a arte final manual com lápis escaneado.

tenho dois desenhos meus aqui que exemplificam bem isso, os dois foram feitos no mesmo dia quase juntos, um eu usei apenas o lápis e o outro eu finalizei com caneta nankin, os dois foram escaneados com a mesma qualidade de resolução 600 ppi e fica bem clara a diferença
.




Desenho sem nankin 600 ppi
Desenho com nankin 600 ppi

Outras vantagens de se trabalhar com nankin é que você pode poupar trabalho com ele, na finalização digital existe um processo conhecido por vetorização (explicarei melhor em outro post) e um desenho com nankin pode muito bem ser vetorizado de formas automáticas como o Live Trace do Adobe Illustrator ou o Tracer do CorelDRAW, deixando o trabalho pronto para ser colorido digitalmente, isso é um ganho de tempo razoável e uma ótima economia de trabalho.
Publicações oficiais costumam pedir os desenhos finalizados com nankin ou já vetorizados, logo o nankin vai tornar o trabalho mais profissional.
Além disso o nankin permite técnicas diferentes como a aguada, para aqueles afim de evitar o resultado linear.




Pode-se fazer muito só com nankin, mas o máximo poder do nankin com a pintura digital dá resultados desse nível.

Rose is a Rose por Heise - www.heise.deviantart.com

Materiais.

Canetas - Canetas são as mais populares e acessíveis, existem as recarregáveis, que são mais caras porém tem a vantagem de poderem ser recarregadas e as descartáveis (minhas prediletas), vem em várias expessuras de traço, é bom ter pelo menos umas 3 uma mais fina, uma média e uma mais grossa para grandes áreas pretas.


Bicos de Pena - São peças de metal que tem a habilidade de gerar várias expessuras de traço e são bem versáteis, requerem cuidado e boa limpeza.

Pincéis - Geram vários traços e de quebra podem realizar aguadas e efeitos de pintura. Além disso existem pincéis específicos para pintura oriental estilo sumie.



Quaisquer perguntas, botem poir aqui e na semana que vem falarei mais sobre desenho em si, como mãos, pés, perspectiva e outras coisas.

Até mais.



Pikachu - Pi..pikachu...
Vegeta - Porque você desviou kakaroto?

2 comentários:

  1. Olá pessoas. Passei aqui pra parabenizar essa iniciativa do blog de reunir os artistas manauenses de mangá... Eu tenho alguns desenhos e gosto dessa arte, mas acho que eles não são muito elaborados, ainda tenho que praticar mais.
    Enfim, estou seguindo-os e espero que esse projeto decole. Fui!

    ResponderExcluir
  2. ei como fasso pra mandar meu grupo para as exposiçoês??

    ResponderExcluir